INDICADORES COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE QUALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO
Palavras-chave:
Indicadores de Qualidade, Gestão de Qualidade, Indicadores Assistenciais.Resumo
Trata-se de uma revisão integrativa de pesquisas, com o objetivo de identificar a produção cientifica dos Indicadores de Qualidade como subsidio para uma melhor qualidade da Gestão e Assistência, do período de 2009-2015. Os dados foram coletados no banco de dados eletrônico, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e registrados em instrumento específico. Foram analisados 07 artigos que foram agrupados por similaridade de conteúdo: a interface dos Indicadores de Qualidade na perspectiva da Gestão da Qualidade (57,1%) e aspectos relacionados a construção/ implementação de Indicadores de Qualidade no ambiente hospitalar (42,8%). Conclui-se que os Indicadores de Qualidade Assistenciais são de extrema importância para uma boa qualidade dos serviços, esses devem refletir uma determinada realidade de necessidades onde cada instituição ou departamentos possuem sua particularidade, visando sempre colaborar com a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e a satisfação do cliente.
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