A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA MARCHA E SEU USO NAS CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA

Autores

  • Plínio Costa dos Passos CREF: 002216-G/SE, graduado em Educação Física Licenciatura(UFS) Graduando em Educação Física Bacharelado, Universidade Tiradentes/UNIT-Aracaju-SE-Brasil.Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq)
  • Sérgio Prado Leite Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Tiradentes/UNIT-Aracaju- SE-Brasil. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq).
  • Kelvin Marlon Rodrigues Lessa Graduado em Educação Física Bacharelado,Universidade Tiradentes/UNIT-Aracaju-SE-Brasil. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq).
  • Madson Rodrigo Silva Bezerra CREF: 002396-G/SE Mestrando em Educação física, especialista em Atividade Física relacionada a saúde, graduado em Educação Física pela Universidade Tiradentes/UNIT-Aracaju-SE-Brasil.Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq)

Palavras-chave:

Marcha.Tinetti. Avaliação. Postura.

Resumo

A marcha humana é uma característica de grande importância para os homens, sua
avaliação aponta diversas características e valências relevantes para o meio acadêmico
e cientifico. O objetivo deste estudo foi analisar de que maneira a ciência estuda a marcha,
a importância desses estudos e os benefícios de uma boa postura para a caminhada,
a partir de uma revisão de literatura com base em artigos publicados nas bases
digitais nos últimos cinco anos, sendo retirados os principais testes mencionados nos
artigos pesquisados, suas características, metodologia e pontos focais da análise. Os
testes, que usam da avaliação da marcha como objeto de estudo, mais encontrados nos
artigos pesquisados, foram: teste de Cerny, teste de Tinetti e o teste TimedUpand Go.
Os testes avaliam autonomia funcional, equilíbrio, tamanho dos passos e das passadas,
velocidade da caminhada, lateralidade etc. Os testes de marcha tornam-se bastante
relevantes para a sociedade científica, o que atende ao objetivo proposto, pois mostra
que as ciências aplicadas à educação física e à motricidade humana utilizam da análise
da marcha para diversos objetos de estudo relacionados a cidadãos ativos, sedentários,
crianças, idosos e os mais diversos públicos, assim mostrados nos artigos que serviram
de fonte de dados para este estudo.

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Publicado

2016-05-22

Como Citar

Passos, P. C. dos, Leite, S. P., Lessa, K. M. R., & Bezerra, M. R. S. (2016). A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA MARCHA E SEU USO NAS CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(2), 119–124. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/3294

Edição

Seção

Artigos