Humanização na saúde: o conhecimento e aplicação da técnica encerram a relação profissional-usuário?

Autores

  • Emerson Bezerra de Souza Universidade Tiradentes
  • Simone Alves Garcez Guedes Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Humanização, Política Pública, Formação Profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central a análise da relação profissionais da saúde/usuários no contexto da saúde pública, do reflexo da formação profissional e, posteriormente, na prática clínica destes profissionais. A partir de uma abordagem teórica, a humanização é tomada aqui enquanto conceito, enquanto prática política e enquanto alvo e ideal a ser alcançado na interação profissional/usuário. No que se refere à formação ético-profissional no campo da saúde, bem como do uso das novas tecnologias disponíveis no mercado atual e de sua aplicação no sistema público de saúde brasileiro são tratados aqui, ainda, alguns dos vieses que podem despertar uma nova forma de entendimento para os falsos argumentos que ainda sobrevivem e dão conta de negar essa dimensão tão necessária que é a da humanização no campo da saúde pública. A importância dessa pesquisa reside justamente na manutenção dessa discussão tão importante no cenário atual, visto ser esta extremamente vital para a efetivação das mudanças qualitativas almejadas pelos usuários da saúde pública no Brasil. Por fim, espera-se que o presente estudo sirva de ferramenta para inspirar formas de convivência outras entre profissionais da saúde e usuários, sendo todos guiados pelos princípios de humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Bezerra de Souza, Universidade Tiradentes

Acadêmico de Odontologia da Universidade Tiradentes

Simone Alves Garcez Guedes, Universidade Tiradentes

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal de Sergipe (1990) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2008). Atualmente é professora assistente I da Universidade Tiradentes (UNIT) e está na Coordenação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Tiradentesda (UNIT). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: programa saude da família, satisfação do trabalhador e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Souza, E. B. de, & Guedes, S. A. G. (2012). Humanização na saúde: o conhecimento e aplicação da técnica encerram a relação profissional-usuário?. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 1(1), 89–98. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/269

Edição

Seção

Artigos