UTILIZAÇÃO E VALIDADE DO TESTE DE PROFICIÊNCIA MOTORA DE BRUININKS – OSERETSKY: uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Habilidades Motoras. Coordenação Motora. Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky.Resumo
Este artigo busca apresentar a validação e utilização da Forma Reduzida e da Forma Longa do Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky. Aprofundar e detalhar o protocolo em sua forma reduzida e todos itens que forma os oitos subtestes, por meio de revisão da literatura de estudo que fizera uso do TPMBO em populações de escolares. O TPMBO teve como motivação observar o desenvolvimento motor, mensurar a habilidade dinâmica manual e geral, a velocidade dos movimentos e a sua simultaneidade para crianças e adolescentes, levantando uma forma de obter o estado motor do jovem através da determinação de sua idade motora e de um quociente motor. A Forma Curta Teste de Bruininks-Oseretsky apresenta-se como de fácil administração individualmente em no máximo 20 minutos, rápida aprendizagem e aplicação. E tem por finalidade estudar três componentes da proficiência motora: motricidade global, motricidade composta e motricidade fina, integrando 14 itens que formam 8 subtestes, estruturados com objetivo de avaliar alguns aspectos específicos do desenvolvimento motor.
Downloads
Referências
ALANO, V.R; SILVA, C.J.K.; SANTOS A.P.M.; PIMENTA R.A.; WEISS S.L.I.; ROSA NETO F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. R. bras. Ci. e Mov 2011;19(3):69-75.
DE CARVALHO, J. J. Avaliação da proficiência motora em crianças Estudo da validade clínica do teste de Proficiência motora Bruininks-Oseretsky numa população de crianças, entre os 5 e 7 anos de idade, com perturbações do desenvolvimento. 2011. Tese de Doutorado. Universidade Técnica de Lisboa.
GALLAHUE, D.L.; OZMUZ, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças e adolescentes e adultos. São Paulo, Ed. Phorte, 2013.
LISOT, J. A.; DE OLIVEIRA CAVALLI, M. O teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky: uma análise descritiva. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 2, n. 2, 1995.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed, 2012.
VENETSANOU, F., KAMBAS, A., AGGELOUSSIS, N., SERBEZIS, V., & TAXILDARIS, K. (2007). Use of the Bruininks–Osetetsky test of motor proficiency for identifying children with motor impairment. Developmental Medicine & Child Neurology, 49(11), 846–848.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.