Câncer do Colo Uterino: fatores de risco, enfrentamento e o papel do enfermeiro na prevenção – uma revisão bibliográfica

Autores

  • SARA ALBUQUERQUE

Palavras-chave:

Colo do Útero, Neoplasias do Colo do Útero, Terapêutica

Resumo

O câncer cérvico uterino é alvo de atenção da comunidade científica por ocupar lugar de destaque nas elevadas taxas de morbidade e mortalidade, além de ser o segundo tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Esse trabalho objetiva identificar como essa mulher enfrenta o diagnóstico e tratamento; demonstrar a importância da prevenção dessa patologia e analisar as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro. É uma pesquisa de revisão bibliográfica, obtida de fontes secundárias (livros e artigos). Discussão dos Resultados: Pesquisas ressaltam que as mulheres não aderem às recomendações, principalmente as mulheres jovens, de classes socioeconômicas mais baixas, as que têm dificuldade em lidar com o diagnóstico e as sem apoio social. Os estudos epidemiológicos têm relacionado o desenvolvimento do câncer cérvico-uterino ao comportamento sexual das mulheres e a transmissão de agentes infecciosos como papiloma vírus humano (HPV) . A vacina para o HPV pode ser valiosa na redução da incidência de

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. 95 p(Série A. Normas e manuais técnicos. Cadernos de Atenção Primária; n. 29).

CRUZ, L.M.B, LOUREIRO R.P. A comunicação na abordagem preventiva do câncer do colo do útero: importância das influências histórico-culturais e da sexualidade feminina na adesão às campanhas. Saúde Soc. 2008;120-31, Apud GUIMARÃES, Raphael Mendonça et al. Aplicação de três técnicas para avaliação de tendência de Mortalidade por câncer do colo do útero em série temporal no Brasil, 1980-2009.Rio de Janeiro(RJ).2009.Disponível na Revista Brasileira de Cancerologia. Rio de Janeiro, v.58 n.3 2012.

FRIGATO, S.; HOGA, L. A. K. Assistência à mulher com câncer de colo uterino: o papel da enfermagem. Revista Brasileira de Cancerologia, v.49, n.4, p.209-214, out./nov. 2003.

INCA, Instituto nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3ª ed. Ver, atual. E ampl. Rio de Janeiro:INCA; 2008.628 p.

NARCHI, Nádia Zanon; FERNANDES, Rosa Aurea; Enfermagem e saúde da mulher. Barueri, SP:Manole, Ltda,2007.

Revista Brasileira de Cancerologia.(Rio de Janeiro): INCA, V.58, n.3, julho/ago/set.2012.

SMELTZER, S. C.;BRUNNER, Lilian; SUDDARTH, Doris. Tratado de Enfermagem médico-cirúrgica. Tradução Fernando Diniz Mundim, José Eduardo Ferreira de Figueiredo.4v.: Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,2009.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. (2014). Câncer do Colo Uterino: fatores de risco, enfrentamento e o papel do enfermeiro na prevenção – uma revisão bibliográfica. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 2(2), 93–101. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/1363

Edição

Seção

Artigos