Acolhimento com classificação de risco na rede de urgência e emergência: perspectivas para enfermagem

Autores

  • MAX OLIVEIRA MENEZES Universidade Tiradentes
  • LORENA GUIMARÃES SILVA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • DÊNISON PEREIRA DA SILVA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • FRANCISCO DE PAULA CALDEIRA DAMASCENO UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Acolhimento, classificação de risco, enfermagem.

Resumo

A rede de urgência e emergência é um serviço de alta complexidade, e por isso encontra dificuldade na qualidade dos atendimentos, em virtude da superlotação de pacientes e a ausência de leitos. Favorecendo este cenário existe a falta de informação o que leva as pessoas que não necessitam de tratamento aos hospitais e emergências.  Para mudança de realidade se faz necessário uma classificação de risco eficiente contribuindo para um atendimento no serviço de saúde rápido e com qualidade. A enfermagem está diretamente ligada a esses serviços, pois é de fundamental importância para o desenvolvimento do mesmo. Esta pesquisa objetivou descrever o papel da enfermagem no acolhimento com classificação de risco na rede de urgência e emergência. Tratou-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, descritivo, bibliográfico e documental, utilizando metodologia de revisão bibliográfica de assuntos referentes à enfermagem, acolhimento, classificação de risco, urgência e emergência. Vale ressaltar que, apesar de uma busca intensiva e detalhada, detectou-se a escassez de conteúdo a respeito do novo Protocolo de Manchester. A esta pesquisa, espera-se a produção de informações sobre  o  Acolhimento   com   Classificação   de  risco nas redes de urgência e emergência, dando ênfase a importância do papel da enfermagem no desempenho deste atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MAX OLIVEIRA MENEZES, Universidade Tiradentes

GRADUADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES. ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA. PÓS-GRADUANDO EM ENFERMAGEM GINECOLÓGICA E OBSTÉTRICA. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE EM ENSINO SUPERIOR NAS DISCIPLINAS ENFERMAGEM CIRÚRGICA E MÉDICA. ATUANTE NA ÁREA DE ENFERMAGEM HOSPITALAR E SAÚDE PÚBLICA.

LORENA GUIMARÃES SILVA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Enfermeira graduada pela Universidade Tiradentes – UNIT

DÊNISON PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Enfermeiro Mestre em Saúde e Ambiente  /  UNIT, docente da Universidade Tiradentes.

FRANCISCO DE PAULA CALDEIRA DAMASCENO, UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENFERMEIRO GRADUADO PELA UNIVERSIDADE TIRADENTES

Referências

ANDRADE, E.A; DONELLI, T.M.S. Acolhimento e Humanização: proposta de mudança na recepção aos usuários do setor de emergência/urgência do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Bol Saúde 2004; 18(2):18-24.

AZEVEDO, J.M.R; BARBOSA, M.A. Triagem em Serviços de Saúde: percepções dos usuários. R Enferm Uerj. Rio de Janeiro, v. 15, n.1, 2007. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v15n1/v15n1a05.pdfAcesso em: 22 de fevereiro, 2013.

BELLAGUARDA, M.L.R. Acolhimento em Urgência e Emergência com Classificação de Risco. Parecer COREN/SC Nº. 001/CT/2009.

BELLUCCI JUNIOR. J.A; MATSUDA, L.M. Implantação do Programa Acolhimento com Classificação e Avaliação de Risco e uso do Fluxograma Analisador. In: Anais do 9º Congresso da Rede Unida. Saúde é Construção da Vida no Cotidiano: Educação, trabalho e cidadania. Porto Alegre, Brasil. Porto Alegre: Interface; jul 17-21. 2010. p. 974-1.

BITTENCOUR, R.J; HORTALE, V.A. Intervenções para solucionar a superlotação nos serviços de emergência hospitalar: uma revisão sistemática. Cad Saúde Pública 2009; 25(7):1439-54.

BRASIL, Ministério da saúde. Política nacional da humanização da Atenção e Gestão dos SUS. Acolhimento e classificação de riscos no serviço de urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_urgencia.pdf Acesso em: 26 de março, 2013.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília (DF): MS; 2004.

_______. MINISTÉRIO DA SAÚDE/SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. PORTARIA MINISTERIAL. LEI N.º 1.600, DE 07 DE JULHO DE 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).

CALIL, A.M; PARANHOS, W.Y. O enfermeiro e as situações de emergência. São Paulo: Editora Atheneu; 2008.

GATTI, M.F.Z. Triagem de Enfermagem em Serviço de Emergência. 2008.

MACKWAY, J.K; MARSDEN, J; WINDLE, J. Sistema Manschester de Classificação de Risco. Tradução do Livro EmergencyTriage/ManschesterTriageGroup; editado por Kevin Mackway-Jones, Janet Marsden, Jill Windle, 2° edição. Editora: Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, 2010.

MORISHITA, A; SILVA, E.A; SOUZA, M.A.M. Concepção de triagem x demanda crescente do atendimento em unidades de urgência e emergência. Revista Ponto de Encontro. v.1. p: 196-209, 2009.

NISHIO, E.A.; FRANCO, M.T.G. Modelo de Gestão em Enfermagem: qualidade assistencial e segurança do paciente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

OHARA, R; MELO, M.R.A.C; LAUS, A.M. Caracterização do perfil assistencial dos pacientes adultos de um pronto socorro. Rev. bras. Enfermagem [online]. vol.63, n.5, pp. 749-754. 2010. Acesso: 04 de abril, 2013.

SERVIN, S.C.N. Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. Política Municipal de Humanização. Prefeitura de São Luís – Maranhão, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/humanizacao/pub_destaques.php. Acesso: 10 de março de 2013.

SHIROMA, L.M.B. Classificação de Risco em um serviço de emergência no contexto da política Nacional de Humanização do SUS – um desafio para enfermeiros/as. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SOUZA, C.C; TOLEDO, A.D; TADEU, L.F.R; CHIANCA, T.C.M. Classificação de risco em pronto-socorro: concordância entre um protocolo institucional brasileiro e Manchester. Rev. Latino- Am. Enfermagem [online]. 2011, vol. 19, n.1, pp. 26-33. ISSN 0104-1169.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

MENEZES, M. O., SILVA, L. G., SILVA, D. P. D., & DAMASCENO, F. D. P. C. (2014). Acolhimento com classificação de risco na rede de urgência e emergência: perspectivas para enfermagem. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 2(2), 45–58. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/1181

Edição

Seção

Artigos