CONHECIMENTO DAS GESTANTES/PARTURIENTES SOBRE O PLANO DE PARTO: UMA ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO

Autores

  • Katiane Santos Silva
  • Mayara Lima Da Silva
  • José Iglauberson Oliveira dos Santos
  • Carla Viviane Freitas de Jesus
  • Lorenna Emília Sena Lopes Universidade Tiradentes

Resumo

O plano de parto possibilita que as gestantes expressem antecipadamente suas preferências e expectativas referentes aos cuidados que gostariam de receber durante o trabalho de parto. O atual estudo objetiva avaliar o conhecimento das gestantes/parturientes sobre o plano de parto enquanto estratégia para o empoderamento. Trata-se de uma revisão integrativa com corte nos último 5 anos, partindo da questão norteadora “Qual conhecimento das gestantes/parturientes sobre o plano de parto enquanto estratégia para o empoderamento?” Foram utilizados como bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde, Base de dados de Enfermagem, Cochrane Library, Public Medline e Scientific Electronic Library Online, critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês. Como critérios de exclusão, artigos que não se adequaram à temática ou duplicatas. Constituiu-se por dez artigos científicos, onde verificou-se que muitas mulheres não possuem conhecimento acerca da construção do plano de parto, o que impacta diretamente em seu empoderamento. Concluiu-se que, a falta de orientação sobre a elaboração do plano de parto, gera dúvidas e medo na gestante, a qual se encontra em momento de fragilidade. Além disso, o plano de parto proporciona à mulher conhecimento sobre os seus direitos durante todo o trabalho de parto, tornando-a protagonista do cenário, e, consequentemente, diminuindo o índice de violência obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Santos Silva, K. ., Lima Da Silva, M., Oliveira dos Santos, J. I. ., Viviane Freitas de Jesus, C. ., & Emília Sena Lopes, L. (2024). CONHECIMENTO DAS GESTANTES/PARTURIENTES SOBRE O PLANO DE PARTO: UMA ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 8(3), 11–23. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/11699

Edição

Seção

Artigos