USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TEÓRICO/PRÁTICO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Brenda Layssa Lima Dantas Universidade Tiradentes
  • José Hunaldo de Oliveira Júnior
  • Byanca Santana Sousa Universidade Tiradentes
  • Brenda Lima Santos Universidade Tiradentes
  • Jefferson Felipe Calazans Batista Universidade Tiradentes

Publicado

2022-11-17

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Artigos

Resumo

O objetivo deste estudo foi de descrever os benefícios do uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa baseada em seis fases pré-estabelecidas. As bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram utilizadas para busca bibliográfica. Os descritores utilizados estavam de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH). Os critérios de inclusão para seleção dos estudos foram: artigos publicados na íntegra entre os anos de 2016 a 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Como critérios de exclusão foram: monografias, dissertações, publicações em anais de eventos, revisões integrativas e narrativas e artigos em duplicata. Foram identificados diversos benefícios do uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem, tais como boas aceitações dos alunos, melhor desenvolvimento das habilidades e competências, melhora no pensamento crítico e tomada de decisão. Em contrapartida, algumas dificuldades foram pontuadas, relacionadas aos docentes, como: falta de tempo, desarticulação com os métodos, resistência e falta de conhecimento. Por fim, as metodologias ativas adotadas nos estudos foram: júri simulado, simulação realística, modelo de ensino ativo para desenvolvimento do pensamento crítico, sala de aula invertida e problematização. Desta forma, o uso de metodologias ativas no ensino da enfermagem se constitui em uma poderosa ferramenta para lapidação dos saberes e habilidades, sendo capaz de contribuir substancialmente para formação de profissionais capacitados pro mercado de trabalho.

Como Citar

Dantas, B. L. L., Oliveira Júnior, J. H. de ., Sousa, B. S., Santos, B. L., & Batista, J. F. C. (2022). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO TEÓRICO/PRÁTICO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(3), 68. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/10393